Você continua com os sintomas da intolerância mesmo ao consumir produtos sem lactose? Entenda o que pode estar acontecendo!

Produtos sem lactose podem te causar desconforto! Entenda por quê!

Dentre as opções de tratamento para quem apresenta o diagnóstico de intolerância à lactose e quer se ver livre dos sintomas, está a retirada dos produtos lácteos da alimentação diária. Visto que, a condição é causada pela presença da lactose nos alimentos ingeridos, a simples retirada desse açúcar da rotina é capaz de solucionar esses sintomas. Mas lembrando que é necessária uma consulta médica para verificar se esta é a melhor alternativa para o seu caso.

Entretanto, para algumas pessoas, essa não é uma tarefa tão simples. Por isso, produtos sem lactose foram desenvolvidos pela indústria alimentícia para atender a necessidade deste público que deseja continuar consumindo produtos lácteos, mas que precisa retirar a lactose da alimentação.

Mas, o consumo de produtos sem lactose também pode fazer com que algumas pessoas manifestem sintomas da intolerância. Você sabe por que isso acontece, mesmo que você tenha optado por um produto considerado “lacfree”?

Como são feitos os produtos sem lactose?

Para entender por que esse tipo de situação acontece, é preciso compreender primeiro como são desenvolvidos os produtos sem lactose que você encontra nos mercados que costuma frequentar.

Produtos sem lactose são, na verdade, produtos que contém a lactose em sua composição. Sim, é isso mesmo que você leu, mas isso não é motivo para começar a achar que foi enganado. O que acontece no desenvolvimento dos produtos sem lactose é que a maneira que a indústria alimentícia encontrou para conseguir quebrar o açúcar dos produtos lácteos sem prejudicá-los foi adicionando a enzima lactase em sua composição.

Ela é a responsável por “quebrar” as moléculas de lactose nesses alimentos, deixando-as pré-digeridas para que o organismo não tenha que realizar essa função após o seu consumo. É exatamente essa “quebra” das moléculas que também deixa os produtos sem lactose discretamente mais adocicados do que suas versões com lactose.

Se você consumiu produtos sem lactose e não teve reações, incorporá-los na dieta pode ser uma boa alternativa.

Por que os sintomas da intolerância continuam após consumi-los?

Mesmo com a adição de enzima lactase para quebrar as moléculas de lactose nos alimentos lácteos, existe a possibilidade desse alimento contar com uma concentração pequena desse açúcar em sua composição.

Como a enzima lactase pode nem sempre ser capaz de hidrolisar todas as moléculas desse açúcar, existe a possibilidade de um intolerante consumir um produto rotulado como sem lactose, mas encontrar uma concentração pequena desse açúcar que seja responsável pela manifestação de sintomas dessa doença.

Por isso, se você tomou um leite sem lactose, ou ingeriu algum outro produto rotulado com essa informação, mas apresentou sintomas gástricos como náuseas, dores, diarreia ou desconfortos, existe o risco de você ter encontrado uma pequena concentração desse açúcar no alimento.

É permitido conter lactose nesses produtos?

Antes de sair procurando o contato do produtor para poder fazer sua queixa sobre a presença de lactose em um produto “lacfree”, é preciso saber que sim, é permitido uma certa quantidade desse açúcar em produtos que são rotulados como livres de lactose.

De acordo com a RDC 135/2017, os produtos sem lactose podem ser classificados em dois tipos:

  • Isentos de lactose: Alimentos para dietas com restrição de lactose que contêm quantidade de lactose igual ou menor a 100 (cem) miligramas por 100 (cem) gramas ou mililitros do alimento pronto para o consumo, de acordo com as instruções de preparo do fabricante.
  • Baixo teor de lactose: Alimentos para dietas com restrição de lactose que contêm quantidade de lactose maior que 100 (cem) miligramas por 100 (cem) gramas ou mililitros e igual ou menor do que 1 (um) grama por 100 (cem) gramas ou mililitros do alimento pronto para o consumo, de acordo com as instruções de preparo do fabricante.

Portanto, de acordo com a regulamentação da vigilância sanitária brasileira, o produto sem lactose pode conter concentrações muito baixas desse açúcar em sua composição. Essa quantidade, de acordo com especialistas em saúde, não é considerada de risco para a grande maioria dos intolerantes à lactose e por isso é permitida pela ANVISA, nosso órgão regulador. Entretanto, indivíduos muito sensíveis podem, mesmo assim, apresentar sintomas discretos da intolerância após o consumo dos mesmos. Esses sintomas, entretanto, não são capazes de colocar em risco sua saúde ou qualidade de vida. É importante lembrar que no caso da alergia à proteína do leite, não recomenda-se o uso destes produtos. 

O que fazer para evitar esses sintomas?

Se você teve sintomas da intolerância após consumir produtos sem lactose e não quer correr o risco de passar por isso novamente, a primeira atitude que deve tomar é conversar com seu médico sobre o ocorrido. Dessa maneira, esse profissional pode entender o que pode ter acontecido para você ter manifestado esses sintomas e se eles realmente tem relação com o produto que você consumiu.

Outra atitude importante, que você pode tomar em seguida, é retirar esses alimentos da sua dieta diária, minimizando assim os riscos de uma ingestão indesejada desse açúcar. Uma outra boa opção pode ser conversar com seu médico sobre o uso de comprimidos de enzima lactase para auxiliar na digestão desse tipo de açúcar.

Você tem o hábito de consumir produtos sem lactose na sua alimentação diária? Se sim, já apresentou sintomas indesejados após esse consumo? Conte para a gente!

Sem Comentários

Publicar um comentário