Conheça outros tipos de leite que podem entrar na dieta

Como você já sabe, uma pessoa com intolerância à lactose tem dificuldade em digerir a lactose, o açúcar natural encontrado em diferentes tipos de leite.

Algumas pessoas com intolerância à lactose podem tolerar bem pequenas quantidades de leite na sua dieta diária. No entanto, é possível que uma pessoa com intolerância não possa experimentar nem mesmo quantidades mínimas de leite sem sentir os sintomas desagradáveis.

A maioria dos produtos lácteos, especialmente o leite, possui uma alta quantidade de proteínas e cálcio. Felizmente, existem alimentos com esses benefícios e alimentos funcionais que permitem uma alimentação sem restrição de produtos lácteos

Além disso, você pode incluir o cálcio na sua dieta complementando as suas refeições com escolhas alimentares corretas. Alguns tipos de leite são escolhas inteligentes e deliciosas para ajudar a evitar os sintomas da intolerância, como inchaço e diarreia.

Leite sem lactose

Se você adora um copo de leite no café da manhã ou no seu cereal matinal, ainda pode desfrutar desse prazer. O leite livre de lactose é extremamente rico em cálcio e contém vários nutrientes benéficos, como potássio, zinco, magnésio e vitamina A, K e B.

Leite de arroz

O leite extraído do arroz tem um sabor delicado e levemente adocicado. O leite de arroz não é rico em proteínas, mas tem um boa quantidade de cálcio.

Leite de soja

Homens e mulheres com idade de 19 a 50 anos devem obter cerca de 800 mg de cálcio por dia. Já os adolescentes cerca de 1200 mg/dia. Isso equivale a cerca de três copos de leite por dia. Uma vez que o leite e os produtos lácteos são a maior fonte de cálcio da dieta dos brasileiros, o que fazer se você é intolerante à lactose?

Um opção é o leite de soja enriquecido com cálcio. No entanto, se for alérgico ao leite, deve observar se também não sente os sintomas da alergia ao beber leite de soja.

Iogurte

Se você precisa reduzir o leite da sua dieta, o ideal é optar por produtos lácteos com menos lactose como o iogurte. O iogurte possui menos lactose do que um copo de leite. Mas por que isso acontece?

A lactose do iogurte é transformada em ácido lático durante o processo de fermentação, diminuindo assim a quantidade desse açúcar na bebida.

Queijos duros

Queijos fermentados têm menos lactose do que a maioria dos produtos lácteos. Além disso, queijos duros e envelhecidos são uma boa fonte de cálcio e proteínas. Exemplos de queijos duros são os suíços, os queijos do tipo parmesão e os azuis.

Leite de amêndoa

Entre os tipos de leite ideais para uma dieta sem lactose se encontra o leite de amêndoa, que se parece muito com o leite de vaca quando se trata de textura, no entanto, é mais amarelado e translúcido. É um alimento muito saudável e nutritivo, sendo fonte de cálcio e Vitaminas D e E.

Leite de coco

É extraído da polpa do coco e não deve ser confundido com a água de coco. Esse leite tem textura bem cremosa e visualmente é muito semelhante ao leite de vaca. É bastante gorduroso e tem pouca proteína. É rico em triglicerídeos médios, que são rapidamente consumidos e transformados em energia. Tem vitamina C, B1, B3, B5 e B6, sais minerais essenciais como cálcio, selênio, magnésio.

Leite de cânhamo

Um boa opção para quem deseja fazer uma dieta com pouca lactose é o leite de cânhamo. O leite extraído das sementes de cânhamo é rico em ácidos graxos, ômega-3 e proteínas. É um leite espesso, saboroso e levemente arenoso.

Como obter os mesmos benefícios do leite sem tomar leite?

Se você quer obter uma dieta equilibrada, consumindo pouco leite, aqui estão algumas das melhores opções de alimentos para obter a proteína e o cálcio que você normalmente encontraria no leite e nos produtos lácteos:

  • Feijão: uma xícara de feijão é equivalente meia xícara de leite,
  • Cereal: alguns cereais têm mais de 1.000 mg de cálcio por porção, o que equivale a necessidade nutricional diária de um adulto;
  • Damascos secos e passas: damascos secos e uma porção de passas, podem proporcionar uma boa quantidade de cálcio, além de vitaminas e minerais;
  • Peixe em conserva: sardinha enlatada e salmão em conserva são uma ótima fonte de vitamina D e cálcio;
  • Castanhas: você pode encontrar uma boa quantidade de cálcio em uma pequena porção de castanhas, como o amendoim, castanha de caju e amêndoas.

E você? Já escolheu qual dos tipos de leite acima vai experimentar no seu café da manhã? Para ficar por dentro das novidades! Continue acompanhando o nosso blog!

 

REFERÊNCIAS

https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/ossos/sabia-que-e-preciso-beber-5copos-de-leite-por-dia-para-obter-a-quantidade-de-calcio-ideal-para-ser-saudavel-descubra-outros-mitos-sobre-o-nutriente-e-sua-absorcao

http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/30528-leite-de-coco

link da imagem: https://medjimurje.hr/magazin/pice-i-hrana/sojino-mlijeko-priprema-kako-pripremati-soju-9115/

Link da imagem: http://www.heymylady.com/wp-content/uploads/2017/11/homemade-almond-milk18.jpg

link da imagem: https://mencegahpenyakit.com/tips-mencegah-osteoporosis-pada-tulang-wanita/

Sem Comentários

Publicar um comentário