O que é a intolerância à lactose?

O QUE É INTOLERÂNCIA À LACTOSE?

Você sabia que o leite e os seus derivados contêm um açúcar chamado lactose? Para digerir a lactose, o corpo quebra esse açúcar em componentes mais simples com a ajuda de uma enzima digestiva – a lactase.

A maioria dos mamíferos deixa de produzir a lactase à medida que envelhece. Sem lactase suficiente para digerir toda a lactose consumida, uma pessoa passa a ter problemas digestivos como dor abdominal e diarreia quando consome alimentos lácteos. Esses sintomas fazem parte de um quadro conhecido como intolerância à lactose. Existem tipos diferentes de intolerância.

Tipos de intolerância à lactose

Bebês geralmente podem digerir bem a lactose do leite. A forma mais grave desta condição – conhecida como intolerância congênita – ocorre quando a criança não produz lactase desde o dia do seu nascimento, o que é muito raro.

A intolerância primária à lactose que ocorre a partir da adolescência, é a forma mais comum. Ocorre à medida que envelhecemos e o nosso corpo passa, naturalmente, a produzir quantidades cada vez menores de lactase.

A intolerância à lactose também pode ocorrer devido doenças gastrointestinais como a gastroenterite ou infecção intestinal. É a chamada intolerância secundária e ocorre quando as vilosidades intestinais, responsáveis pela produção de lactase são danificadas. Nesse caso, a intolerância tende a desaparecer à medida que o revestimento do intestino se cura.

Quais populações são afetadas pela intolerância à lactose?

A intolerância à lactose é em grande parte determinada geneticamente – alguns grupos genéticos produzem menos lactase do que a média da população mundial. A intolerância à lactose é muito rara entre a população caucasiana originária do norte europeu. No entanto, é comum que pessoas de origem asiática, africana, árabe e mediterrânea desenvolvam a intolerância secundária à lactose após atingirem a adolescência.

No Brasil, um terço da população com mais de 16 anos, cerca de 53 milhões de pessoas, apresenta algum desconforto digestivo após consumir produtos derivados do leite.

Quais são os sintomas da intolerância à lactose?

Os sintomas são tipicamente abdominais e incluem:

•          Inchaço abdominal;

•          Dor abdominal;

•          Diarreia;

•          Formação de gases;

•          Náuseas.

Os sintomas ocorrem entre 30 minutos a 2 horas após o consumo de leite ou produtos lácteos. Além disso, variam muito de pessoa para pessoa e podem ser leves ou graves de acordo com a quantidade de derivados de leite que uma pessoa comeu ou bebeu, e com a quantidade de lactose que uma pessoa pode tolerar.

Como a intolerância à lactose afeta a saúde?

Além de causar sintomas desagradáveis, a intolerância à lactose pode afetar a saúde das pessoas uma vez que o leite e os produtos lácteos são ricos em minerais, vitaminas e lipídios fundamentais para o perfeito funcionamento do organismo.

O cálcio contido nos produtos lácteos é essencial em todas as idades, constituindo um nutriente importante para o crescimento e manutenção de ossos saudáveis.

As proteínas do leite são essenciais para reparação dos tecidos, síntese de enzimas e hormônios e para o fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, as proteínas do leite desempenham papéis importantes na construção e na manutenção da estrutura muscular

Dicas para intolerantes à lactose

A maioria das pessoas com intolerância à lactose pode tolerar pequenas quantidades de lactose, como um copo de leite, que contém de 8 a 10 gramas de lactose. Além disso, algumas dicas podem ser úteis se você possui a intolerância:

•          Se você é intolerante à lactose, mas tolera uma certa quantidade de lactose, não precisa cortar o leite e os demais produtos lácteos da sua dieta,

•          Queijos como o brick, brie, emental e o gorgonzola possuem pouca quantidade de lactose e, normalmente, são bem tolerados por pessoas com a intolerância,

http://sban.cloudpainel.com.br/source/Consumo-de-Leite-e-de-Produtos-LActeos-e-IntolerAncia-A-Lactose.pdf

•          Da mesma forma, a manteiga clarificada contém pouca lactose e é segura para a maioria das pessoas intolerantes;

•          Os indivíduos intolerantes podem tolerar o iogurte melhor do que o leite devido à conversão parcial da lactose em glicose e galactose pela fermentação bacteriana;

•          Os queijos frescos, como o queijo cottage e a ricotta, também têm níveis baixos de lactose;

•          Evite consumir bebidas lácteas com pouca gordura – bebidas com baixo teor de gordura percorrem o intestino rapidamente e tendem a agravar os sintomas da intolerância à lactose. Produtos lácteos com baixo teor de gordura podem conter leite em pó desnatado, o que proporciona uma dose maior de lactose;

•          Combine alimentos que contenham lactose com outros alimentos, ao invés de comer uma grande quantidade de produtos lácteos ao mesmo tempo;

•          Você pode acrescentar produtos à base de soja ao seu cardápio diário, uma vez que eles são livres de lactose.

E você? É intolerante à lactose? Quer ficar por dentro do assunto? Continue acompanhando o nosso blog!

 

Referências

link da imagem: https://www.psychologytoday.com/blog/nourish/201303/time-take-milk-the-menu

http://www.sciencemag.org/news/2007/02/evolution-it-does-body-good

http://www.spsp.org.br/site/asp/recomendacoes/Rec_61_Gastro.pdf

http://www.orm.com.br/noticias/saude/NjU5NQ==/Intolerancia-a-lactose-nao-e-diagnosticada-no-Brasil

http://www.epidemio-ufpel.org.br/uploads/teses/dissert%20fernando.pdf

http://www.ufjf.br/mestradoleite/files/2013/05/DISSERTA%C3%87%C3%83O-FINAL-PDF.pdf

Sem Comentários

Publicar um comentário