Motivos para o intolerante à lactose aprender a cozinhar

O intolerante à lactose pode tirar muitos proveitos dos conhecimentos de cozinha. Que tal conferir alguns deles?

Um dos grandes desafios enfrentados por um indivíduo que tem o diagnóstico de alguma intolerância alimentar é a mudança que sua rotina de alimentação pode ter que passar. Para o intolerante à lactose, essa é uma situação muito presente no seu dia a dia, em especial para os brasileiros que contam com uma grande presença de alimentos lácteos nas suas principais refeições.

Para aprender a se relacionar melhor com a intolerância, muitos profissionais da saúde incentivam seus pacientes aprenderem a cozinhar. Mas por que essa é uma prática que deve ser valorizada por eles? Abaixo, separamos alguns motivos para você, intolerante à lactose, se interessar pela culinária.

Evitar a contaminação cruzada

Muito provavelmente a melhor razão para você, que tem intolerância à lactose, aprender a cozinhar está aqui: o controle do risco de contaminação cruzada, que é a presença de um composto alimentar não desejado em um alimento que deveria ser isento. Em termos mais fáceis, ela é a presença da lactose em um alimento que não deveria conter esse açúcar.

A contaminação cruzada acontece por vários motivos: uso de utensílios de cozinha contaminados com o açúcar do leite, preparação de receitas com e sem lactose no mesmo espaço, ou até mesmo manipulação de um produto isento com mãos contaminadas com a lactose. Para evitá-la, portanto, basta ter atenção no momento do preparo de seus alimentos sem lactose.

Se você é responsável por cozinhar seus próprios alimentos, vai ter todo o cuidado para não usar os mesmos utensílios, evitar preparar pratos com e sem lactose em um mesmo espaço e vai sempre higienizar as mãos quando for manipular um alimento sem lactose.

Ganhar independência na alimentação

Saber cozinhar a sua própria refeição é um ótimo motivo para o intolerante à lactose se tornar independente de tudo e todos quando o assunto é sua alimentação. Quando você prepara suas próprias refeições, sabe exatamente o que pode ou não ir em uma receita e também conhece todos os cuidados que precisa ter para evitar a contaminação cruzada.

Dessa maneira, você se torna um indivíduo totalmente autossuficiente e capaz de não se preocupar quando precisar ingerir uma refeição sem lactose.

Conhecer ingredientes que são bons substitutos do leite

Quanto mais nos dedicamos a explorar a cozinha e a culinária, mais aprendemos sobre as características dos alimentos e como podemos utilizá-los melhor nas nossas receitas e nossa saúde.

Aprender a cozinhar, portanto, vai lhe ajudar a conhecer muitos ingredientes que você pode usar como substituto do leite (tanto nutricionalmente, como em termos de sabor), para tornar as suas receitas sem lactose extremamente saborosas.

Valorizar o sabor dos alimentos lácteos sem lactose

Como você sabe, existem muitos alimentos lácteos que hoje são desenvolvidos sem a presença da lactose. Aprender a cozinhar pode lhe ajudar também a utilizá-los melhor no seu dia a dia, já que você vai conseguir valorizar seu sabor e característica nas receitas, tirando o melhor proveito possível dessa alternativa da indústria alimentícia.

Não se preocupar em comer fora de casa

O intolerante à lactose que sabe cozinhar também não precisa se preocupar quando for comer fora de casa. Ele vai saber exatamente o que escolher em um restaurante para não correr riscos de contaminação cruzada e também vai conseguir orientar amigos e família sobre os cuidados com suas refeições quando for convidado para um almoço ou jantar.

As noções de culinária lhe darão maior confiança e tranquilidade quando o assunto for a sua intolerância à lactose.

Você tem intolerância à lactose? Costuma ter o hábito de cozinhar em casa as suas próprias refeições? O que isso mudou na sua relação com essa condição? Conte para a gente!

https://www.foodallergy.org/life-with-food-allergies/living-well-everyday/avoiding-cross-contact

https://www.iddba.org/training-materials/pdfs/jg-crosscontamination.aspx?ext=.pdf

https://nolactose.org/wheres-lactose/

Sem Comentários

Publicar um comentário