Enzima lactase: Quem pode utilizá-la?

A intolerância à lactose é uma condição clínica caracterizada pela redução ou nenhuma produção da enzima lactase. Esta enzima é responsável por facilitar a absorção do leite
pelo organismo humano. Devido a isso, essa condição tem como principal característica a manifestação de sintomas gastrointestinais (que podem oscilar de leves a graves) após o consumo de alimentos lácteos.

O uso da enzima lactase surgiu como alternativa para quem tem o diagnóstico de de intolerância à lactose mas quer continuar consumindo produtos lácteos na dieta. Mas todos os pacientes podem utilizá-la? Quais são as restrições do uso desse alimento funcional? Falamos mais sobre esse assunto no artigo abaixo!

 

O que é a enzima lactase?

É a enzima digestiva responsável pela quebra da lactose (o açúcar do leite) em moléculas menores de açúcar para digestão rápida e simplificada pelo organismo. Sem esta enzima, a lactose que não é quebrada pelo organismo pode ser responsável pelos sintomas gastrointestinais desagradáveis que caracterizam a intolerância à esse açúcar.

A enzima lactase na forma de alimento funcional é, portanto, uma versão desenvolvida em laboratório dessa enzima, que quando ingerida pelo paciente com a intolerância, age na quebra dos açúcares do leite consumido pelo indivíduo.

Sua estrutura primária foi traduzida de sequências de DNA isoladas em laboratório. O organismo humano, por sua vez, é capaz de codificar a estrutura e desenvolver enzimas lactase em indivíduos que apresentam dificuldade ou incapacidade de produzi-la de maneira natural.

Quem pode usar esse alimento funcional?

O uso da enzima lactase, de maneira geral, é indicado para pessoas que têm dificuldade de digerir o leite e produtos lácteos, devido a condição diagnóstica de algum nível de intolerância à lactose. Como essa doença pode se manifestar em diferentes tipos de pessoas e em várias faixas etárias, a recomendação do uso da lactase pode ser feita conforme a particularidade de cada paciente, de acordo com a orientação médica.

Seu uso é recomendado tanto para pacientes que tem enfrentado dificuldades para manter a ingestão adequada de cálcio, vitamina D e proteínas (com a retirada do leite da dieta), como para indivíduos que se adaptaram bem à retirada desse alimento, mas querem ter a liberdade de consumi-lo sem se preocupar com os sintomas da condição clínica.

 

Quem não pode usar a enzima lactase?

Para saber se você pode ou não utilizar a enzima lactase, é preciso primeiramente conversar com o médico especialista que diagnosticou a intolerância à lactose. Apenas ele será capaz de lhe informar se o uso da enzima é necessário e como administrá-la no seu dia a dia.

O medicamento não é recomendado para indivíduos com diagnóstico de alergia ao fungo Aspergillus Oryzae (utilizado para fabricar a lactase).

O uso da enzima lactase deve sempre ser feito sob supervisão médica. Por isso, se você se interessou em contar com os benefícios desse alimento funcional, marque uma consulta e converse com o especialista sobre as possibilidades de uso, como usar, qual quantidade e frequência indicada.

Você já faz uso de alguma enzima lactase? Conte para a gente!

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.producao.usp.br/bitstream/handle/BDPI/10650/art_MATTAR_Intolerancia_a_lactose_mudanca_de_paradigmas_com_2010.pdf?sequence=1&isAllowed=y

http://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1190/1051

https://www.webmd.com/drugs/2/drug-5506/lactase-enzyme-oral/details

Sem Comentários

Publicar um comentário