Atitudes comuns de quem descobre ser intolerante à lactose

Se você é intolerante à lactose, já sabe que consumir leite e produtos lácteos em excesso pode ser um problema, não é mesmo?

No entanto, é possível viver bem com reeducação alimentar mudando certos hábitos. Você lê atentamente o rótulo dos produtos que compra? Sabe como gerenciar o consumo de produtos lácteos?

Não sofra a cada refeição. Evite atitudes comuns, que as pessoas que descobrem ser intolerantes cometem no início.  

Eliminar todos os produtos lácteos

Muitas pessoas que descobrem ser intolerantes à lactose simplesmente param de consumir leite e seus derivados. Mas isso é mesmo necessário?

Embora a restrição da ingestão de lactose possa melhorar os sintomas gastrointestinais, os efeitos a longo prazo desta dieta podem causar problemas nutricionais, já que priva os indivíduos de fontes facilmente acessíveis de cálcio, vitamina D e de outros nutrientes essenciais.

Crianças e adolescentes que não consomem as porções recomendadas de leite e produtos lácteos podem não encontrar quantidades suficientes de cálcio na sua dieta, prejudicando o desenvolvimento da sua massa óssea. Nos idosos, esta insuficiência também pode aumentar o risco de osteoporose em idosos e é frequentemente associada a um maior risco de fraturas.

Não adotar estratégias para controlar os sintomas relacionados à intolerância a lactose

Gerenciar o consumo dos produtos lácteos pode aliviar os sintomas da intolerância à lactose. Entre essas estratégias de gerenciamento podemos citar:

– Beber pequenas quantidades de leite por vez

Existem diferentes níveis de intolerância e algumas pessoas podem consumir uma pequena quantidade de lactose, sem sentir os sintomas vinculados a intolerância. Todavia, isso não é um tratamento e nem vai minimizar os efeitos. Em geral, uma pessoa intolerante à lactose pode suportar bem até 12 gramas de lactose (o equivalente a 1 xícara de leite) sem sentir nenhum sintoma gastrointestinal.

– Consumir leite e produtos lácteos junto com outros alimentos

Leite e produtos lácteos são melhor tolerados se incorporados ao preparo de um prato ou consumidos com outros alimentos, principalmente aqueles com alta quantidade de fibra solúvel. Esta é uma maneira de retardar a digestão do leite, promovendo a diminuição dos sintomas da intolerância à lactose.

– Optar por produtos lácteos como iogurte, queijo e leite com chocolate

Tanto o iogurte quanto o queijo são produzidos através da fermentação do leite por bactérias lácteas. Durante este processo, uma certa quantidade de lactose é convertida em ácido lático. Por isso, o iogurte é geralmente mais bem tolerado do que o leite in natura, já que as culturas bacterianas ativas ajudam a digerir a lactose.

Além disso, o estado semissólido do iogurte retarda o trânsito gastrointestinal proporcionando mais tempo para a digestão da lactose. Alguns exemplos de queijos que contêm muito pouca lactose são mussarela, cheddar, suíço, brie e blue. O leite com chocolate também tende a ser melhor tolerado do que o leite in natura.

– Preferir leite e produtos lácteos sem lactose

Os produtos lácteos sem lactose podem substituir alguns produtos lácteos regulares de um intolerante à lactose iniciante. Outras opções são o leite de soja e o leite de coco.

É importante observar que o leite de soja e as bebidas fortificadas não são substituições nutricionalmente equivalentes ao leite de vaca. A incorporação de tais alimentos na dieta pode alterar o padrão alimentar, resultando na falta de nutrientes essenciais como proteínas, magnésio, potássio, riboflavina e vitamina B12.

– Experimentar alimentos funcionais

Alimentos funcionais são outra opção para melhorar a digestão da lactose de um intolerante à lactose. Recomenda-se tomar um comprimido antes das refeições para que você possa ingerir leite e produtos lácteos sem problemas.

Não ler o rótulo dos alimentos que compra

Deve-se ler atentamente os rótulos dos alimentos que compra, já que a lactose pode estar oculta entre os ingredientes de inúmeros produtos.

Quando utilizada como ingrediente da indústria alimentar, a lactose pode ser adicionada em produtos alimentares diversos, incluindo pães, cereais para o café da manhã, molhos para salada, carnes processadas e até batatinhas fritas. Além disso, a lactose pode ser usada para substituir parcialmente o leite em pó desnatado em alguns produtos cozidos, como muffins e biscoitos, sem afetar significativamente a qualidade dos produtos.

Você descobriu ser intolerante à lactose? Deixe o seu comentário abaixo agora mesmo! E não se esqueça de acompanhar as novidades do nosso blog!

http//www.tuasaude.com/cálcio/

https://www.opas.org.br/o-calcio-e-sua-importancia/

https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/calcium-full-story/

Sem Comentários

Publicar um comentário