Atenção: não confunda sintomas de estresse com sintomas de intolerância à lactose!

Estresse e intolerância à lactose tem relação? Como essas duas doenças podem ser confundidas?

A intolerância à lactose é uma condição que atinge a saúde do sistema gastrointestinal de indivíduos que não produzem (ou produzem em baixa quantidade) a lactase – uma enzima responsável por digerir o açúcar do leite. Exatamente por conta dessa característica da condição é que quase toda a sintomatologia da intolerância é praticamente relacionada com o sistema gastrointestinal, com manifestação de quadros de diarreia, cólicas, má-absorção, náuseas e vômitos.

Os sintomas gastrointestinais, entretanto, podem ser sinais de que outras condições clínicas estão afetando a qualidade da nossa saúde. Por isso é importante relatar todos os sintomas ao médico, para que seja feito um diagnóstico do que está levando o corpo a manifestar essas condições. Uma das doenças que pode ter sintomas similares aos encontrados na intolerância à lactose é o estresse. Cuidado para não confundir as duas doenças

Como o estresse atinge nossa saúde

O estresse é responsável por várias condições clínicas emocionais e físicas que se manifestam no organismo do indivíduo que se encontra nesse estado. Por conta da produção de hormônios que ativam o metabolismo corporal e o estado de alerta, o estresse está sempre associado a sintomas como palpitações cardiovasculares, hipertensão, queda do sistema imune, ansiedade e vários sintomas físicos que surgem como consequência do quadro.

Os sintomas físicos podem se apresentar na forma de dermatites, queda de cabelo, perda de peso e, também, na forma de alterações gastrointestinais.

Sintomas gastrointestinais semelhantes ao da intolerância à lactose

São os sintomas gastrointestinais que levam muitas pessoas a confundirem os quadros de estresse com doenças que atingem o estômago e o intestino de maneira geral. Os hormônios do estresse tem como uma de suas principais consequências o aumento da atividade na região desse sistema, levando à manifestação dos sintomas que também são observados na intolerância à lactose.

No estresse, o indivíduo pode apresentar irritação no cólon, diarreia, cólicas intestinais, náuseas, desconfortos gástricos e até mesmo vômitos. Todos esses sintomas também são observados na intolerância à lactose e, para quem tem o hábito de consumir alimentos com leite em sua composição, podem levantar suspeita de uma possível intolerância.

Fique atento aos sintomas

Para garantir que os seus sintomas de estresse não estão relacionados a uma possível intolerância à lactose – e sim apenas a uma consequência desse quadro emocional e psicológico – é importante consultar um médico e fazer exames que possam atestar o diagnóstico de qualquer uma das condições.

Alguns dos exames que podem diagnosticar uma possível intolerância à lactose são:

  • Teste de tolerância à lactose: que mede a reação do organismo do indivíduo após a ingestão controlada de alimentos lácteos;
  • Teste de respiração de hidrogênio: feito após a ingestão controlada de alimentos com lactose. Ele mede a quantidade de hidrogênio que é exalado pela respiração para conseguir diagnosticar a condição;
  • Teste de acidez das fezes: possibilita identificar a presença de lactose não digerida em uma amostra de fezes.

Para o indivíduo com quadros de estresse, os exames solicitados para diagnóstico podem ser físicos e psicológicos, como aferição da pressão arterial, dos batimentos cardíacos e detecção de outros sintomas associados (como dores de cabeça, no corpo, irritação, depressão). Esse diagnóstico é feito pelo médico com o auxílio de profissionais de psiquiatria e psicologia.

Vale a pena lembrar que apenas um médico é capaz de solicitar os exames clínicos e laboratoriais corretos para fechar o diagnóstico positivo ou negativo de qualquer uma das doenças. Por isso, não tente fazer o autodiagnóstico.

Alguns sintomas de estresse podem confundir pacientes que acreditam estar com uma intolerância à lactose. Por isso, ao sinal de qualquer sintoma gastrointestinal persistente, procurar ajuda médica é a principal maneira de garantir o tratamento correto para sua condição.

Você já confundiu sintomas de estresse com intolerância à lactose ou com outra doença? Conte para a gente suas experiências!

 

Sem Comentários

Publicar um comentário