Produtos sem lactose: como eles são fabricados?

 

Os produtos sem lactose são a base de alimentação de muitos pacientes que são diagnosticados com uma condição clínica chamada de intolerância à lactose. Essa condição consiste em uma redução – ou ausência – de produção da lactase, que é a enzima corporal responsável pela digestão da lactose no organismo.

Com o aumento da concentração de lactose não digerida no corpo, sintomas gastrointestinais tradicionalmente associados à esse quadro clínico podem se manifestar, como dores, diarreia, aumento do flatus e até a má absorção de nutrientes.

Os produtos sem lactose, portanto, auxiliam esses pacientes a se tornarem capazes de consumir alimentos que, tradicionalmente, levam lactose em sua composição mas que não contam com esse açúcar nessa formulação especial.

Mas você sabe como esses produtos sem lactose são fabricados? Como é possível fazer, por exemplo, um leite sem um de seus principais nutrientes? Explicamos abaixo como a grande maioria desses produtos é desenvolvido.

Produtos sem lactose: hidrolização – e não remoção – do açúcar

Os produtos sem lactose, na verdade, não são sem lactose. Mas calma, existe explicação para isso. Esses produtos dietéticos especiais não contam com a molécula inteira da lactose em sua composição, já que ela é quebrada em um processo chamado de hidrólise, que ocorre nesse desenvolvimento.

A hidrólise é uma reação química que quebra a lactose em dois açúcares de fácil absorção para a mucosa intestinal: a glicose e a galactose. Dessa maneira, a ausência da lactase não resulta em problema para o organismo do indivíduo, visto que a hidrólise realizada nas moléculas de lactose nesses produtos já executa a função que seria dessa enzima no corpo. 

Por isso, produtos sem lactose não tem esse açúcar extraído de sua composição, mas sim já “pré-digerido” nesse alimento. Muitos produtos sem lactose, por conta desse método de “remoção, podem ser mais adocicados do que suas versões naturais. É importante lembrar também que esses produtos podem ser normalmente utilizados em receitas e preparações que levam os ingredientes lácteos naturais.

Como é feita essa hidrolização da lactose?

Para estimular a hidrólise da lactose em um produto lácteo, é preciso usar um componente conhecido pelo nosso organismo para estimular essa quebra do açúcar: a enzima lactase.

Os produtos sem lactose, portanto, chegam a ficar por um período de até quatro horas em contato com a enzima lactase, para que ela possa agir na quebra desse açúcar em suas formas mais fáceis de absorção pelo organismo humano.

Vale dizer que todo esse processo não leva a nenhuma perda nutricional para o alimento que está sendo produzido sem lactose. O que ocorre é apenas a mudança sensorial por conta do aumento do volume de glicose e galactose no alimento, deixando-o mais adocicado.

É importante lembrar também que mesmo com o aumento da concentração da glicose e galactose no produto, não ocorre também aumento do valor calórico do mesmo. O que pode ser observado, talvez, é um aumento do preço desses produtos, por conta de seu maior custo de produção.

Existe uma porcentagem de lactose aceitável nesses produtos?

De acordo com a RDC 135/2017 os produtos sem ou com baixo teor de lactose são aqueles que atendem às seguintes concentrações de lactose:

  • <100mg/100g ou mL : Produto zero lactose;
  • 100mg a 1g/100mg ou mL: Produto com baixo teor de lactose.

Todo produto que conta com concentração de lactose acima de 100mg/g ou mL de produto é considerado um produto com lactose e, por isso, não adequado para os intolerantes.

Alguns produtos podem ser considerados “naturalmente” sem lactose. Queijos muito maturados, por exemplo, contam com uma pequena concentração de lactose em sua composição por causa da ação de microorganismos que consomem esse açúcar. Manteigas também podem ter concentração menor desse açúcar.

O uso da lactase no formato de comprimido, entretanto, é a maneira mais segura de garantir a quebra e absorção completa desse açúcar após a sua ingestão, mesmo em volumes baixos.

Você tem o hábito de consumir produtos sem lactose? Conhecia esse processo de fabricação? Conte para a gente!

Sem Comentários

Publicar um comentário