Concentração de enzima lactase. O que você sabe a respeito?

A enzima lactase pode ser apresentada com concentrações diferentes no mercado. E isso é relevante para mim?

Se você foi diagnosticado com um quadro de intolerância à lactose, muito provavelmente já ouviu falar na enzima lactase.

Ela é a enzima responsável por transformar o açúcar presente no leite em glicose e galactose.

Para evitar os sintomas da intolerância à lactose, que se manifesta por conta da ausência, deficiência, ou níveis baixos da enzima lactase, é preciso retirar a lactose da dieta caso a opção seja por um tratamento dietético. Outra alternativa é fazer o uso da enzima lactase em comprimido para ajudar na digestão desse açúcar, quando ingerido.

Quem opta pelo uso da lactase – orientado por um médico responsável por seu tratamento e diagnóstico – precisa estar atento a alguns detalhes importantes sobre como usar essa enzima a seu favor. Mas a concentração da mesma é uma informação que preciso ficar atento também? Nesse artigo, falamos um pouco sobre o tema.

Quais são as concentrações de enzima lactase disponíveis no mercado?

A concentração da enzima lactase que você vai usar no seu dia a dia, para ajudar no controle dos sintomas da intolerância à lactose, pode variar de acordo com a orientação do seu médico.

Cada produto conta com uma quantidade de lactase específica, que é apresentada no rótulo na medida FCC ALU (também chamada de Unidades de Lactase). Existem produtos que podem oferecer cerca de 9.000 FCC ALU por unidade, enquanto outros oferecem cerca de 10.000 FCC ALU.

A quantidade de lactase encontrada nesses produtos não tem relação com a capacidade do produto em fazer efeito, mas sim repassar uma informação que pode ser relevante para o desenho do seu tratamento, que será feito pelo médico responsável por te acompanhar. Por isso, ao invés de se preocupar com o FCC ALU, procure adquirir enzima lactase de procedência e produtores conhecidos, para que possam promover benefícios ao organismo ou efeitos benéficos à saúde.

Qualquer pessoa pode usar a enzima lactase no tratamento?

De maneira geral, não existe restrição para o uso da enzima lactase (com qualquer dosagem) no tratamento da intolerância à lactose, especialmente porque esse é um produto que é considerado um alimento funcional e não um medicamento.

Entretanto, a prescrição desse produto deve ser feita e orientada por um médico ou nutricionista, para que seu uso seja feito de maneira segura e correta por parte do paciente.

Qual é o volume de enzima lactase que devo consumir por dia?

Da mesma maneira que a escolha do tipo de enzima lactase que você vai usar é uma decisão que deve ser tomada em conjunto com o médico, a dose usual utilizada por dia também é uma orientação que deve passar por ele.

Geralmente, o uso da enzima lactase é administrado antes de qualquer refeição em que possa acontecer a ingestão de um volume de lactose. Entretanto, é o médico o responsável por avaliar qual a concentração indicada por dia pode ser consumida e até mesmo quantas refeições contendo esse açúcar poderão ser realizadas por dia.

A concentração da sua enzima lactase, portanto, não vai fazer diferença no resultado do seu tratamento, caso ele seja devidamente acompanhado por um médico. Você já fez o uso da enzima lactase antes? Em qual formato? Tire suas dúvidas sobre o assunto com a gente.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

https://semlactose.com/index.php/2008/03/27/lactase-o-que-voce-ainda-nao-sabe-sobre-essa-enzima/

http://repositorio.ufsm.br/handle/1/5654

http://www.redalyc.org/html/3959/395940085004/

Sem Comentários

Publicar um comentário