Intolerantes à lactose no Brasil

Você sabia que, exceto por alguns casos raros, os bebês já nascem com a capacidade de produzir lactase? A lactase é uma enzima que ajuda na digestão da lactose, o açúcar predominante no leite de mamíferos e produtos lácteos. No entanto, a medida que passamos da infância para a idade adulta, é comum que o corpo produza quantidades cada vez menores da substância.

Para se ter uma ideia, atualmente cerca de 75% da população mundial não tolera bem a lactose, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH). Já no Brasil, o cenário não é diferente e os intolerantes à lactose também representam uma parcela considerável da população.

Intolerantes à lactose no Brasil: dados recentes

Segundo pesquisa do Instituto Datafolha, cerca de 53 milhões de brasileiros relatam sentir algum sintoma desconfortável associado ao consumo de produtos lácteos. Esta fatia corresponde a 35% da população acima de 16 anos. Entre a parcela de intolerantes à lactose no Brasil, as mulheres representam 59% das pessoas afetadas.

Estes números, porém, podem ser ainda maiores devido à falta de diagnósticos precisos. Na mesma pesquisa, 88% dos entrevistados relatam não ter buscado assistência médica para a confirmação do diagnóstico. Isto significa que grande parcela dos portadores da intolerância não busca ajuda médica e por isso, não recebe qualquer tipo de orientação de como evitar ou minimizar os sintomas.

A cada 10 brasileiros, 7 têm a intolerância

Estima-se que a intolerância possa fazer parte do dia a dia de 70% dos brasileiros, mas aproximadamente 60% destas pessoas nem sabem disso. A maioria tem a forma tardia da condição, que ocorre após os quatro anos de idade, no entanto apenas 10% a 15% apresentam sintomas. A forma precoce da intolerância à lactose, presente desde o nascimento, é rara.

Problemas digestivos semelhantes à intolerância à lactose

Nem todo desconforto intestinal está ligado a intolerância à lactose. Algumas doenças gastrointestinais como a celíaca, a síndrome do intestino irritável ou uma inflamação intestinal, podem causar sintomas semelhantes. Vale lembrar porém, que estas doenças podem vir a desencadear uma futura intolerância.

O envelhecimento também pode tornar uma pessoa mais sensível a distúrbios digestivos, já que nesta fase da vida é comum aparecerem sintomas como inchaço e cólicas durante o processo de digestão.

Além disso, certos alimentos como a cafeína e a pimenta podem irritar o revestimento intestinal, acelerar o seu funcionamento e causar sintomas semelhantes aos da intolerância à lactose.

Como administrar os diferentes graus de intolerância à lactose

Ser intolerante à lactose pode representar um dilema para a saúde. Uma vez que o leite e demais produtos lácteos são uma rica fonte de cálcio, potássio e vitaminas. Eliminá-los da sua dieta pode colocar a saúde óssea e a função muscular em risco.

Neste caso, o que fazer?

Felizmente uma revolução silenciosa ocorreu na última década e hoje inúmeras opções de produtos sem lactose já se alinham nas prateleiras de lojas e supermercados.

Ainda é importante lembrar das situações variáveis que costumam influenciar nos sintomas: algumas pessoas com sintomas da intolerância são capazes de consumir produtos lácteos sem sentir desconforto, enquanto outras passam muito mal mesmo ao experimentarem uma quantidade muito reduzida de derivados do leite. Queijos duros – como cheddar e suíços – contêm menos lactose que os queijos macios. Iogurtes com culturas bacterianas ativas também são digeridos com maior facilidade que outras formas de lácteos.

E você? Está entre os intolerantes à lactose no Brasil? Conte para a gente nos comentários abaixo! Saiba como identificar a lactose nos produtos que você consome! Fique por dentro! Continue acompanhando o nosso blog!

http://www.spsp.org.br/site/asp/recomendacoes/Rec_61_Gastro.pdf

https://ghr.nlm.nih.gov/condition/lactose-intolerance#statistics

https://www.institutonoa.org/single-post/2017/07/13/Intoler%C3%A2ncia-%C3%A0-lactose-atinge-35-dos-brasileiros

 

Sem Comentários

Publicar um comentário