Dicas para um café da manhã saudável sem lactose

Apesar de parecer um desafio nos primeiros dias de adaptação da dieta, é possível adequar a alimentação de um intolerante à lactose, graças às várias alternativas de alimentos que encontramos para suprir a ingestão nutricional e minimizar os desconfortos dos sintomas associados a esse quadro clínico.

Entretanto, para muitos intolerantes o café da manhã ainda é visto como a refeição mais difícil de se adaptar na nova rotina alimentar.

Para lhe ajudar nessa tarefa, que tal conferir algumas dicas para aprender a fazer um café da manhã saudável sem lactose?

Optar por bebidas e alimentos que substituem os lácteos

O leite e seus derivados são as grandes estrelas de um café da manhã completo e reforçado, principalmente no Brasil. Ele, o queijo, a manteiga e muitos outros ingredientes sempre estão presentes na mesa durante esta refeição – que é considerada a mais importante do dia por muitos especialistas da área da saúde.

Entretanto, retirar o leite e seus derivados não precisa ser um problema para o intolerante à lactose. Esse produto conta hoje com vários substitutos de origem vegetal que podem garantir a ingestão de cálcio e proteínas, assegurando a qualidade do seu café da manhã saudável sem lactose.

Por isso, opte por adicionar leite de vegetais (como o leite de soja, leite de amêndoas e o leite de aveia) e todos os seus derivados (como o tofu e muitos queijos vegetais) nessa refeição do seu dia.

Usar sementes nas preparações (linhaça, gergelim, chia)

As sementes são grandes fontes alimentares de gorduras saudáveis, proteínas e cálcio – três dos ingredientes que valorizamos no consumo de leite e seus derivados. Por isso, investir no consumo dessas pode lhe ajudar a manter um café da manhã extremamente saboroso.

Adicione sementes como a linhaça, o gergelim e a chia em seus sucos e vitaminas, além de optar pela farinha feita a partir delas para produzir pães, bolos e biscoitos!

Investir na aveia como sua principal fonte de carboidrato

Você sabia que a aveia, além de uma excelente fonte de fibras alimentares e de carboidratos, também é rica em cálcio em sua composição? Por isso, usar esse cereal como fonte de carboidrato pode ser uma excelente ideia.

A aveia pode ser adicionada em bebidas, na salada de frutas ou até mesmo ser base para pães, bolos e outros produtos desenvolvidos com sua farinha.

Preparar receitas tradicionais substituindo o leite e seus derivados

Não é porque o seu café da manhã não terá lactose que isso significa que você terá que abrir mão daquelas receitas que tanto gosta. Usando os substitutos vegetais do leite, é possível preparar deliciosas receitas de bolos, panquecas, mingau, vitaminas e muitas outras opções que vão aumentar a versatilidade do seu cardápio.

Para isso, basta ter criatividade e não ter medo de se arriscar na cozinha. Você vai ver que pode ser surpreendido com uma substituição que deu super certo na sua receita favorita.

Consumir raízes cozidas como fonte de carboidrato

Para quem quer fugir do risco de uma contaminação indesejada consumindo bolos, pães e outras fontes tradicionais de carboidrato para o café da manhã, uma boa opção é investir no consumo de raízes nesse horário do dia.

Apesar de não ser uma prática tradicional em muitas regiões do país, no Norte e Nordeste o hábito de comer mandioca, batata doce e inhame nessa refeição é muito comum, e você pode se surpreender sobre o quanto ela é saborosa. Que tal fazer um teste?

Viu que fazer um café da manhã saudável sem lactose não é uma tarefa tão difícil assim? Qual dessas dicas você vai colocar em prática no seu dia a dia? Conte para a gente!

Sem Comentários

Publicar um comentário